DESCOBRIMENTO E PERÍODO PRÉ-COLONIAL (1500 - 1530)
EXPEDIÇÕES PORTUGUESAS
1415 – Conquista de Ceuta.
1488 – Bartolomeu Dias descobriu o Cabo das Tormentas.
1498 – Vasco da Gama chegou às Índias (Goa e Calicute)
22/04/1500 – Cabral chegou ao Brasil.
PERÍODO PRÉ-COLONIAL OU PRÉ-COLONIZADOR (1500 – 1530)
Diante dos lucros obtidos com comércio no Oriente e do medo de não haver riquezas na nova colônia, a presença portuguesa no Brasil, durante os trinta primeiros anos, se limitou ao envio de expedições com objetivo de explorar o território e garantir a sua posse.
EXPEDIÇÕES EXPLORADORAS
Expedição de Gaspar de Lemos (1501): essa expedição percorreu o litoral do atual Rio Grande do Norte até o atual Uruguai e deu nome à maioria dos acidentes geográficos do litoral brasileiro, sendo conhecida por isso como Expedição dos Topônimos. Dela participou o florentino Américo Vespúcio.
Expedição de Gonçalo Coelho (1503): foi financiada pelo grupo comercial liderado pelo cristão-novo Fernando de Noronha para explorar o pau-brasil e descobriu a Ilha da Quaresma, que foi doada como capitania hereditária a Fernando de Noronha (1504). Existe a possibilidade de que Américo Vespúcio tenha participado também dessa expedição e que teria fundado uma feitoria onde hoje se localiza Cabo Frio (RJ).
Expedição de Cristóvão Pires (1511): foi também financiada pelo grupo de Fernando de Noronha e foi composta pela nau Bretoa e retornou a Portugal com cerca de cinco mil toras de pau-brasil, 36 índios e exemplares da fauna e da flora do Brasil.
EXPEDIÇÕES GUARDA-COSTAS
Foram duas expedições (1516 e 1526) comandadas por Cristóvão Jacques com o objetivo de combater os brasileiros (traficantes de pau-brasil).